Skip to content

Melatonina para dormir melhor: os melhores alimentos

31/07/2012

A melatonina ou N-acetil-5-metoxitriptamina é um hormônio produzido nos seres humanos pela glândula pineal. Tem função antioxidante, protegendo o DNA e prevenindo doenças como o câncer. Também é responsável pelo controle do ritmo circadiano, sendo que a baixa produção gera a insônia e aumenta o risco de doenças. Os estudos da área são tão importantes que a Organização Mundial de Saúde alerta que indivíduos que trocam o dia pela noite (como vigias, médicos plantonistas, policiais, bombeiros, aeroportoários e outros) possuem um risco aumentado de câncer. Outro problema é que quando se acorda com os níveis de melatonina (ou de seu precursor, a serotonina) alterada, o mecanismo fome/saciedade também fica desregulado, o que contribui para o ganho excessivo de peso.  Para corrigir o problema é importante reservar tempo para o descanso e dormir em ambiente escuro. Além disso, uma dieta variável, rica em nutrientes que dão origem a estes hormônios é fundamental. Um deles é o aminoácido triptofano. Vitaminas do complexo B e magnésio também são fundamentais. Conheça as fontes:

  • Triptofano: banana, feijão-preto e oleaginosas;
  • Ácido fólico:  vegetais folhosos verde-escuros, gema de ovo;
  • Vitamina B12: alimentos de origem animal (carne vermelha, frango, peixe, ovo, leite);
  • Vitamina B6: cereais integrais, oleaginosas, aveia;
  • Magnésio:  vegetais folhosos verde-escuros, oleaginosas, cereais integrais.

Outra importante descoberta é que alguns alimentos de origem vegetal são naturalmente fontes de melatonina. Uvas roxas, vinho tinto, cebola, cereja, banana, milho, aveia, hortelã e tomilho são alguns exemplos.

Para ampliar a figura clique na imagem.

About these ads
4 Comentários leave one →
  1. Alberto P.h permalink
    10/10/2012 16:33

    Já tomei melatonina e gostei muito, porém é difícil de encontrar… para quem quiser: http://www.bracodeferrosuplementos.com.br/melatonina.html comprei neste site.

    • Gustavo permalink
      01/07/2013 15:27

      É dificil de encontrar porque a comercialização da melatonina é proibida pela Anvisa. O Brasil é o único país do mundo que tem essa restrição. Afinal, o que mais importa aqui não é o bem estar do povo e sim o bolso da industria farmacêutica e dos políticos que aceitam o lob. Vale lembra que o USO não é proibido no Brasil. Apenas a comercialização.

  2. Raquel permalink
    26/07/2013 14:11

    Estou sofrendo de insônia, todos os dias demoro muito para pegar no sono, já fiz uso de remédios com stilnox, mas já fiz o desmame e nada resultada, não entendo o que está acontecendo, estou ficando irritada já, já tomei vários chás e nada adianta, queria tentar a Melatonina, não vende no Brasil? Ela cria dependência, como é feito o uso? Bj

  3. Francisco Bruno permalink
    06/09/2013 17:17

    Raquel, cria dependência sim pois se trata de um hormônio se for usado regularmente pode ser que seu corpo entenda que não seja mais necessário produzir mais melatonina, logo quando se para de usar a melatonina por via externa pode ser que o corpo não volte mais a produzir a melatonina por conta própria ai imagina o problema, de ter pouca melatonina pra acabar ficando sem nada, a falta desse hormônio super importante pode causar diversos problemas além da insônia, por isso antes de procurar a medicação procure um médico da área de preferência um neurologista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.020 outros seguidores