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Índice glicêmico

16/07/2012

O índice glicémico (IG) é uma das formas de classificação dos carboidratos, em uma escala de 0 a 100 de acordo com a velocidade com que os mesmos conseguem aumentar os níveis de glicose sanguínea após uma refeição. Os alimentos com um elevado IG são aqueles que são rapidamente digeridos e absorvidos, resultando em flutuações rápidas nos níveis de açúcar no sangue. Alimentos com IG baixo, em virtude de sua lenta digestão e absorção, produzem aumentos graduais de açúcar e insulina plasmáticos, beneficiando a saúde. Dietas com baixo índice glicêmico têm sido recomendadas para melhorar não só a glicemia mas também as taxas de gordura plasmáticas, principalmente em indivíduos com resistência à insulina, diabéticos, cardiopatas e pessoas que precisam controlar o peso. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização para Agricultura e Alimentação (FAO) recomendam que a alimentação inclua uma variedade de alimentos com baixo IG, a fim de prevenir as doenças mais comuns nos países industrializados, justamente as  coronarianas, diabetes e obesidade. Eu gosto muito deste tipo de abordagem mas confesso que não sou muito criativa na cozinha, por isso vivo pesquisando receitas com o índice glicêmico mais baixo. Outro dia recebi da PubliFolha um dos livros da coleção Dieta do Baixo Índice Glicêmico, que traz novas idéia de preparações, como a cebola roxa recheada com cogumelos, bolinhos de castanha do pará e sementes de girassol, tortilha de beterraba e grão de bico, e por aí vai. Vale a pena conferir.

Saiba mais:

- O que é índice glicêmico:

http://dicasdanutricionista.com.br/2008/03/13/o-que-e-indice-glicemico/

- Fique de olho no índice glicêmico:

http://dicasdanutricionista.com.br/2010/04/14/fique-de-olho-no-indice-glicemico/

- Site da Universidade de Sidney com informações sobre o IG:

http://www.glycemicindex.com/index.php

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One Comment leave one →
  1. Caio permalink
    23/07/2012 11:49

    Olá, Dra. Andréia, tudo bem? Pode me responder uma dúvida? Eu tenho o hábito de comer muitas frutas, sempre tive esse hábito, desde pequeno, por “força” dos meus pais, rs! Mamão, maçã, pêra, banana, abacaxi, ameixa, melão, manga entre outras. Inclusive costumo fazer todas as manhãs uma vitamina com mamão, morango, banana e leite Molico sem gordura. Andei lendo alguma coisa sobre carboidratos simples e complexos, e estou desconfiado que comer tanta fruta assim como eu faço talvez não seja saudável, pois toda fruta tem frutose e esse é um açúcar simples. Portanto, presumo que isso esteja elevando muito os níveis de açúcar no meu sangue…Isso está correto? Devo diminuir esse consumo? Não me preocupo com peso, pois estou em forma, sou magro, faço exercício regularmente, meu índice de gordura corporal deve estar em torno de 12% e me esforço pra ter uma alimentação bem saudável. Mas essa questão das frutas e índice glicêmico está me deixando com uma pulga atrás da orelha…
    Agradeço a atenção e um abraço!

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