Refrigerantes aumentam o risco de diabetes?
De acordo com estudo europeu publicado este ano na revista Diabetologia a resposta é sim. Para os pesquisadores Dora Romaguera, Petra Wark e Teresa Norat da Faculdade Imperial de Londres e colaboradores de outras instituições européias o consumo de apenas 1 lata de refrigerante ao dia aumenta o risco de diabetes em 22%. O estudo avaliou o consumo de bebidas adoçadas em 350.000 indivíduos europeus. Um dos problemas apontados é o ganho de peso, fator de risco importante para a doença. Ou seja, o consumo de outros alimentos hipercalóricos também pode estar associado ao aumento do risco de diabetes. Para ler o artigo na íntegra clique aqui.
Para saber mais sobre o impacto do consumo de refrigerantes em sua saúde clique aqui.
Podcast Carboidratos
Semana passada fui entrevistada a respeito do consumo dos carboidratos pelo pessoal do podcast Sushi com Lasanha. Para conferir clique abaixo:
Higiene dos alimentos
Sempre que preciso dar alguma aula sobre higiene dos alimentos dou uma espiada no site do inspetor saúde (professor Cláudio Lima). O site é cheio de vídeos que mostram situações de risco de toxinfecção alimentar em nosso dia-a-dia. Vale a pena dar uma olhada.
Mas a novidade é o lançamento do livro “A menina e a bactéria”, que ensina a criançada sobre a importância da higiene ambiental e dos alimentos. Uma boa dica também para os professores da educação básica.
Contato: inspetorsaude@gmail.com
Trocas inteligentes
Um grande número de pessoas não consegue seguir dietas pois passam fome e morrem de vontade de comer mais. Precisamos aprender a comer melhor, principalmente alimentos nutritivos e que proporcionam maior saciedade. O objetivo de uma dieta saudável é fornecer todos os nutrientes que precisamos sem passar fome. Para conseguir isso sem ganhar peso desnecessariamente precisamos escolher alimentos que tenham maior conteúdo de fibra e água e menor número de calorias. Você sabia que 1 grama de gordura fornecem 9 quilocalorias, 1 grama de carboidrato ou proteína fornece 4 quilocalorias e que 1 grama de álcool fornece 7 quilocalorias? As fibras não são digeridas, por isto, mesmo fazendo parte do grupo dos carboidratos, quase não fornece calorias e á água possui zero quilocalorias! Vamos então escolher alimentos com menos gorduras, maior teor de fibras e água.
Na foto acima vemos, por exemplo, um gostoso bolinho acompanhado de leite integral com café e açúcar. No total fornecem 510 kcal em pequeno volume. Por ser pouca comida não saciam, ou seja, em pouco tempo você precisará lanchar novamente. Já a segunda refeição composta por uma grande salada com ovo, frutas e bebida sem açúcar fornece muito menos calorias (290 Kcal) em um grande volume e com alto conteúdo de fibras. Muito mais inteligente, pois abastece o organismo de vitaminas e minerais importantes para a redução do risco de doenças e ainda auxilia na manutenção do peso.


Veja também a comparação entre os carboidratos. O pão integral recebeu uma pontuação maior por conter mais fibras. Pão branco e cereal matinal recebem uma menor pontuação já que são carboidratos simples, absorvidos rapidamente e por isto, menos saciogênicos.
Um sanduíche, como o do McDonald’s fica com uma pontuação baixíssima, vermelha. Isto porque é rico em gordura total, gordura saturada, gordura trans, colesterol, sódio, além de conter pouca fibra.
Na última figura podemos observar o esquema de um estômago após consumir uma refeição de 400 kcal. Veja que alimentos gordurosos nem sempre vão levar à saciedade. Já alimentos ricos em fibras, vitaminas, minerais e água saciam muito mais! Como as gorduras provocam sensação de bem estar vai a dica: coma sua salada com um ácido graxo do bem. Por exemplo: salada com azeite ou atum ou abacate. =)
Esta última figura foi retirada do filme: Fat, Sick & Nearly Dead, de Joe Cross:
Estilo de vida saudável para envelhecer bem
Açúcar e seus males à saúde
A páscoa está chegando mas temos que maneirar. O consumo exagerado de açúcar, alimentos e bebidas adoçados está envolvida no aumento de uma série de doenças e também no aumento da mortalidade. A dra. Nancy Appleton fez uma revisão de 143 razões para ficarmos longe do açúcar. Seguem algumas:
- o açúcar suprime o sistema imune;
- aumenta os triglicerídeos;
- diminui a elasticidade dos tecidos;
- interfere com a absorção de minerais como cálcio e magnésio;
- contribui com o ganho de peso;
- causa artrite;
- aumenta o risco de doenças cardiovasculares;
- eleva a pressão arterial e os níveis de ácido úrico e homocisteína;
- leva à constipação.
Na semana passada a Unilever anunciou recall de 96 unidades do suco Ades maçã de 1,5 litro fabricadas no dia 25/02/2013, após 14 pessoas passarem mal. Segundo a empresa, houve uma alteração no conteúdo do envase devido a uma falha no processo de higienização, o que resultou no envasamento de solução de limpeza no lugar de suco. De acordo com nota emitida pela Unilever, o consumo dessa substância pode causar queimaduras. O lote que sofreu alteração foi distribuído nos Estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e Paraná. Hoje, segunda-feira (18/03/13), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a suspensão da fabricação, distribuição, comercialização e consumo, em todo o território nacional, de todos os lotes dos produtos ‘alimento com soja’ da marca Ades. A suspensão abrange todos os lotes dos produtos com os sabores de abacaxi, vitamina banana, cereais com mel, zero frapê de coco, chá verde com tangerina, zero laranja, chá verde com limão, zero maçã, chocolate clássico, zero original, chocolate com coco, zero pêssego, frapê de coco, zero vitamina banana, laranja, zero uva, maçã, laranja, manga, maracujá, melão, morango, uva, original, pêssego, shake morango.
Na ocasião do anúncio do recall, a empresa pediu que os consumidores que estivessem de posse de sucos desse lote não consumissem o produto e entrassem em contato com a Unilever pelo telefone 0800 707 0044, das 8h às 19h.
Fonte da notícia: http://noticias.r7.com/economia/noticias/anvisa-suspende-os-produtos-com-soja-da-marca-ades-20130318.html

