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Novo portal em 04/01/15

11/12/2014
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Captura de Tela 2014-12-11 às 13.47.55Pela primeira vez sem atender em 10 anos já sinto muita saudade dos meus clientes. Por isto estou preparando um novo portal, com lançamento em 04/01/15. Vamos manter contato! Por enquanto, você pode me acompanhar pelo twitter e pelo facebook.

Desejo a todos um final de ano maravilhoso e um 2015  ainda melhor!

Newsletter dezembro 2015 aqui.

Meus vídeos no youtube

10/12/2014

Captura de Tela 2014-12-16 às 19.14.11Muitos me perguntam a razão de ter parado de gravar os podcasts. A principal razão foi minha falta de tempo. Com doutorado, consultório e família tudo ficou mais corrido. A segunda razão é que cada vez mais prefiro gravar vídeos curtos. Isto começou quando fiz um teste na faculdade disponibilizando aos alunos de uma disciplina de nutrição vídeos e podcasts. Como eles sempre preferiam os vídeos acabei deixando os podcasts de lado. Não que eu não pense em voltar a gravá-los. Afinal, eles consomem muito menos tempo de preparação e edição. Bom, estou colocando alguns dos meus vídeos usados com os alunos no meu canal do youtube. Se quiser conferir siga o link: https://www.youtube.com/user/dicasdanutricionista/playlists

O consumo de iogurte pode ajudar a prevenir o diabetes mellitus

28/11/2014

yogurt-1Dois estudos publicados neste ano (um liderado por pesquisadores de Harvard, nos EUA e outro por pesquisadores de Cambridge, na Inglaterra) mostraram que o consumo de iogurte pode ajudar a prevenir o diabetes mellitos tipo 2. No estudo de Harvard foram acompanhados 200.000 indivíduos com idades entre 25 e 75 anos por 30 anos, sendo que aqueles que consumiam cerca de 300 gramas de iogurte diariamente tiveram menor incidência de diabetes. O mesmo não aconteceu com os que consumiram menos de 100 gramas do produto ou com os que consumiram leite e queijo.

No estudo de Cambridge os pesquisadores analisaram dados de um levantamento feito na Inglaterra e compararam os hábitos alimentares de 753 pessoas com diabetes tipo 2 aos de 3.500 indivíduos livres da doença. De acordo com a pesquisa, o consumo de quatro copos de 125 gramas de iogurte por semana reduziu o rico de diabetes tipo 2 em até 28%. Indivíduos que consumiam outros laticínios fermentados e com baixo teor de gordura, como queijo cottage, tiveram redução do risco em até 24%. Os autores não encontraram relação entre a redução do risco da doença e o consumo de laticínios com maior teor de gordura.

O principal fator protetor do iogurte parecem ser as bactérias probióticas, que competem com microorganismos patogênicos, desinflamando o tecido intestinal e fortalecendo a imunidade. Mas atenção, para maior efeito consuma as variedades sem açúcar ou com pouco açúcar e outros carboidratos simples adicionados. Você pode adicionar frutas em pedaço ou goji berry + aveia, linhaça, chia ou farelos para maiores benefícios.

Fechamento do consultório

08/10/2014

Queridos clientes, amigos, colegas e alunos:

irei passar uma temporada nos EUA finalizando meu doutorado. Será uma grande experiência estudar na escola de saúde pública de Harvard. Estou muito feliz pela oportunidade e ansiosa pelas novos desafios que se apresentarão até julho de 2015. A partir de novembro não estarei mais atendendo já que preciso organizar uma série de coisas até o momento da viagem. Agradeço imensamente a cada um dos meus clientes, pela confiança e pela oportunidade de aprender junto com vocês, a cada um dos meus estudantes, que me ensinaram demais durante estes quase 10 anos de docência e, claro, à todos os meus familiares, amigos e colegas de trabalho. Espero voltar cheia de novas ideias e energia, em agosto de 2015, para dar continuidade aos meus projetos pessoais e profissionais e torço para reencontrá-los novamente em breve.

Para os que possam interessar, estou vendendo alguns equipamentos e alugando minha sala mobiliada. Caso tenha interesse nos equipamentos é só entrar em contato: dicasdanutricionista @ gmail . com.
Valores:
Balança pediátrica (Valor: 769,00 – vendo por R$ 400,00)
Balança adulta (Valor: 769,00 – vendo por R$ 400,00)
– Aluguel do consultório mobiliado: R$ 900,00 + 150,00 de condomínio + IPTU. Quadra 301 de Águas Claras, 39 m2, primeiro andar. Para aluguel entrar em contato com o corretor, sr. Paulo Augusto, tel 3382-1471.

Um grande abraço a todos,

Andreia

Dieta com baixo teor de carboidratos no tratamento do diabetes

07/10/2014

Estudo recente mostrou os resultados de pesquisa na qual diabéticos tipo 2 foram acompanhados durante 2 anos. Sessenta e um pacientes foram divididos em dois grupos: um seguiu dieta com 55-60% de carboidratos e o segundo grupo seguiu dieta com 20% de carboidratos. Em ambos os grupos houve diminuição similar de peso corporal porém o efeito nos níveis de glicose sanguínea melhoraram mais no segundo grupo (dieta hipoglicídica). Um dos motivos é que a fome diminuiu, assim como a vontade de consumir doces. Em ambos os grupos os pacientes relataram dificuldades de adesão às dietas, principalmente quando a alimentação ocorria fora de casa.

Mais sobre diabetes:

- adoçantes aumentam o risco de diabetes;

- refrigerantes e diabetes;

- vitamina D e diabetes.

Hipertensos devem evitar o consumo de alimentos do tipo fast food

06/10/2014

Os alimentos processados e ultraprocessados fazem parte da dieta habitual de muitos brasileiros. Estes alimentos em geral não se parecem com os encontrados naturalmente na natureza pois são beneficiados com altas quantidades de gordura, farinha, açúcar ou sódio. O objetivo é fazer com que durem mais, tenham ótima textura e sabor. Contudo, estes alimentos estão associados à uma série de doenças. Por exemplo, alimentos rápidos, congelados ou encontrados em diversas lanchonetes costumam ser mais calóricos e desprovidos de vitaminas, minerais e fitoquímicos. Um sanduíche pode fornecer 1/5 da recomendação diária de sódio. Além disso, refrigerantes, batata frita, nuggets e outros alimentos normalmente comercializados junto aos sanduíches também fornecem grandes quantidades deste nutriente, capaz de elevar a pressão arterial da maioria das pessoas. Huuuum, um melhor título para este post seria “Todos devem evitar o consumo de alimentos do tipo fast food”, já que a hipertensão aumenta o risco de derrame cerebral, atrofia do coração, arritmia cardíaca, infarto do miocárdio e problemas renais. São também fatores de risco para o aumento da pressão: tabagismo, etilismo, obesidade, estresse, dislipidemias, sedentarismo, diabetes, envelhecimento e sono inadequado ou insuficiente. – Saiba aqui que alimentos evitar.

Mulheres com estilo de vida saudável possuem 54% menos chance de terem um derrame

05/10/2014

Estudo publicado na revista Neurology® mostrou que mulheres com um estilo de vida mais saudável possuem um menor risco de derrames. As consequências do acidente vascular cerebral são devastadoras e, em geral, irreversíveis. Por isto, ter uma dieta balanceada, consumir pouco álcool, não fumar, praticar exercícios físicos regularmente e manter um peso saudável são fatores protetores que devem ser buscados por todos. O estudo acompanhou mulheres suecas mas as recomendações são válidas independentemente da nacionalidade e sexo. Você  pode visualizar o resumo da pesquisa aqui.

Este assunto foi tratado anteriormente neste blog nos seguintes artigos:

- consumo de peixes ricos em ômega-3 diminui o risco de derrame;

- refrigerantes aumentam o risco de derrame;

- estilo de vida saudável reduz o risco de derrame;

- frutas e verduras são fatores protetores contra o derrame;

- vida desregrada dobra o risco de derrames.

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